O dilema das cores e luz.



No final da semana passada, avisaram-me que o soalho escondido por baixo da carpete afinal não estava em tão mau estado como eu pensava. Depois do trabalho todo a escolher o pavimento flutuante, tive de ir espreitar o chão não fosse gostar, poupando-se tempo e dinheiro. Fui lá hoje, não ia muito convencida mas gostei imenso! Ainda saiu melhor do que todos os pavimentos que eu tinha visto na loja. Nunca pensei que em baixo da alcatifa se encontrava um chão tão bonito!

A parte irónica é que, finalmente, vi as cores aplicadas na parede - a casa já levou a primeira demão - e não gostei. Para quem um dia vier a ter o mesmo trabalho que eu estou a ter com uma casa fica já avisada à partida, para não incorrer no mesmo erro que eu: a luz altera muito a cor! (Todos sabemos disso mas...) a luz altera muito mais a cor do que aquilo que possamos imaginar!

Eis o meu problema: pode-se dizer que a casa divide-se em duas partes. Uma parte está muito exposta à luz natural, as janelas quase percorrem um dos lados da casa, sem intervalo, excepto na zona dos pilares. E a outra parte tem pouca luz. A cor base que escolhi para a casa é algo parecido com a casca de ovo mas mais clarinha. O problema é que, na tal parte da casa com pouca luz, a mesma cor ficou muito, muito mais escura. Senti-me dentro do ovo e só queria partir a casca e sair cá para fora! 

Outro problema foi a cor que escolhi para contrastar com a "casca de ovo", chama-se verde jade e de verde pouco tem. Quando entrei num dos quartos senti que estava prestes a amamentar, coisa que não deverá acontecer tão cedo... No quarto de dormir, a cor urze também ficou um pouco mais escura do que era suposto, mais uma vez devido à pouca exposição solar. A primeira solução vai passar por, na parte da casa mais escura, fazer a segunda demão com as mesmas cores mas aclaradas com branco. Quanto ao azul pseudo-verde, ainda não sei bem que faça. Provavelmente, vou pintar a sala toda com a mesma cor e esquecer a parede de contraste. Quanto ao outro quarto que também tem uma parede desta cor... ou aclaro também, ou pinto o quarto todo com esta cor, ou então lá vou eu outra vez à Cin, fazer contas à vida...

Baralhando e concluindo... saiu tudo trocado. 
Estava a contar que a obra demorasse mais tempo por causa do chão e é com as cores que não me entendo...



Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!