Comércio: De regresso aos tempos antigos?

Li no jornal i online que as lojas estão a rescindir os contratos com os bancos e o serviço de pagamento multibanco já teve melhores dias. Parece que cá por Portugal os comerciantes pagam 1% da sua facturação enquanto Espanha paga 0.

Imagino que haja pessoas que vão insurgir-se contra esta medida. É raro ver alguém pagar a dinheiro e, eu própria, quando pago desta forma sinto-me uma ave rara.

Eu prefiro pagar a dinheiro. Apesar de controlar as despesas que faço com o cartão, quando pago com dinheiro fico mais atenta, mais sensível à quantidade que estou a gastar. É muito mais fácil carregar numa tecla que tirar uma nota de cinquenta euros da carteira e ver uns míseros trocos a voltar para trás. Acredito que se poupa muito mais vendo e sentindo o dinheiro do que usando um cartão.
Já o meu irmão, quando era muito pequeno e não percebia como a coisa funcionava tinha sempre umas saídas do género: "Trouxeste o cartão de plástico??? Assim posso levar os brinquedos todos, não posso?". A primeira vez que ouvi isto, fui apanhada de surpresa e fartei-me de rir. Mas dá que pensar....

E vocês? Quando vão às compras, usam mais o cartão ou preferem pagar a dinheiro?
Acham que quando pagamos a dinheiro poupamos mais?


Mais sobre a notícia aqui.

2 comentários:

  1. se poupamos mais ou menos deve depender da pessoa, mas que custa mais gastar dinheiro vivo custa. Com o cartão não sentimos o dinheiro a "desaparecer"

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que existem os poupados e os que estão mais preocupados com ter os últomos gritos da moda, da tecnologia, and so on só para exibir, sem ligar ao que gastam. Mas de qualquer forma, acredito que em ambos os casos ver a nota a sair da carteira ou um dígitos no visor do MB pode fazer diferença no que toca às poupanças.

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!