Estratégias na Gestão do Dinheiro


Contei-vos, em Janeiro, que decidi gerir o meu dinheiro de uma forma diferente.
Ouvi, várias vezes, uma pergunta feita pelo Dr. Phil, no seu programa, que me marcou bastante. Não tem nada de extraordinário mas, muitas vezes, são as coisas mais simples que provocam uma epifania. Foi o que aconteceu quando ouvi pela primeira vez:

“How’s that working for you?”

Quando uma estratégia não resulta, não se deve teimar nela pois os resultados serão sempre iguais. A solução passa por procurar outra estratégia que possa conduzir ao efeito desejado, daí ter decidido por uma considerável mudança de hábitos. 
Mas, atenção, o que resultou comigo, pode não resultar com uma amiga minha. Cada pessoa deve encontrar a estratégia que melhor funciona consigo, testando-as e analisando e comparando os resultados.


A Minha Estratégia na Gestão do Dinheiro

Eu optei por uma estratégia simples. Deixei de usar o cartão multibanco e visa e faço um levantamento no início do mês. Divido esse dinheiro em quatro partes iguais, para as quatro semanas do mês. 
Em cada domingo, retiro, da minha carteira, o dinheiro que me sobrou dessa semana e coloco o dinheiro reservado para a semana seguinte. 
Não planeei quanto podia gastar por tipo de compra (comida, roupa, telemóvel, gasolina, etc.). A resposta está, simplesmente, na carteira: se tenho dinheiro posso comprar; se não tenho ou tenho pouco, adio a compra ou desisto dela.


Com esta estratégia, poupei 100€, dos 250€ iniciais, no mês de Fevereiro. Poupei 40%! 
À partida, não tinha qualquer percentagem definida mas creio que, ainda, consigo fazer melhor! De qualquer forma, fiquei muito contente com este resultado. Para quem chegava aos cêntimos no final do mês, 100€ faz uma grande diferença!
Gestão do Dinheiro através do Sistema dos Envelopes

Entretanto, encontrei algumas pessoas na blogosfera que, para além de definirem um valor por mês, esse valor é, por sua vez, fraccionado por diferentes envelopes consoante o tipo de gasto (alimentação, casa, carro, telemóvel, mimos, ….). Este sistema que teve origem no programa America's Cheapest Family, conhecido pelo Sistema dos Envelopes, já foi falado em alguns blogs portugueses, nomeadamente pelo blog da Anabela (ver aqui).
Neste momento não sinto necessidade de trocar de estratégia, aquela que planeei parece estar a resultar mas, quando mudar de casa, poderei ter de adaptar a estratégia porque terei mais contas para pagar e, apesar de receber uma mesada maior, terei menos liberdade para os meus gastos pessoais (cabeleireiro, restaurante, cinema, gasolina,...). Por isso, vou usar parte do tempo livre do mês de Março para aprender mais sobre como poupar e sobre o Sistema dos Envelopes, que poderá servir como modelo ou, simplesmente, inspiração.

E vocês, de que forma fazem a gestão do vosso dinheiro?

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!