Bolo de Iogurte e Maçã


[daqui]

Quando comecei a rasgar revistas e a guardar somente as páginas com os temas que mais me interessavam pensei que os arquivos que estava a criar só iriam ter alguma utilidade na minha futura casa. Mas já comecei a dar uso ao arquivo da culinária!

Na semana passada combinei com o meu irmão que, nas tardes de Domingo, fazemos um bolo em casa dos nossos pais.

Para além de passarmos mais tempo juntos, que era uma das minhas resoluções mais importantes para 2012, o meu irmão queria aprender a fazer alguns bolos. Apesar de ser mais novo do que eu, mudou-se de casa em primeiro lugar. No início, a minha mãe ajudava-o a manter a casa organizada mas, entretanto, ele fez questão de aprender a fazer de tudo um pouco, tal como cozinhar, passar a ferro, limpar a casa, etc, etc. Curiosamente, o meu irmão que não gosta muito de doces, além dos bolos caseiros mais simples, tem imenso jeito para os fazer!

Para além de passarmos mais tempo juntos e de ele estar a aprender mais umas coisas novas (no Domingo anterior, aprendeu a separar as gemas das claras), assim que o bolo fica pronto e já está a uma temperatura baixa, partimo-lo ao meio e ficamos, cada um, com uma metade. Assim, nos primeiros dias de cada semana, temos bolo caseiro para juntar à marmita, para além de evitarmos comer bolos de pastelaria e fritos na Faculdade, poupamos mais um pouco.

No fim-de-semana passado fizemos um bolo de iogurte e hoje abrimos o arquivo, no separador dos doces e bolos, e o meu irmão escolheu o bolo de iogurte e maçã. Hoje aprendeu a usar a balança e a descascar e cortar as maçãs! Podem parecer tarefas muito simples mas para o meu irmão, que tem alguma dificuldade a manusear objectos, dão algum trabalho. No entanto, tenho ficado impressionada porque, apesar de no início a tarefa parecer ser um pouco complicada, depois de lhe mostrar como se faz e repetir com as minhas mãos sobre as dele, ele toma o jeito e consegue fazer tudo sozinho! 


Voltando ao bolo, para quem quiser, fica a receita...

Ingredientes:
260 g de manteiga
280 g de açúcar
Raspa de 1 limão
4 ovos
1 iogurte natural
290 g de farinha
1 c. (chá) de fermento em pó
1 c. (café) de canela em pó
2 maçãs Golden
Açúcar em pó


Modo de Preparação:
1 - Juntar a manteiga com o açúcar e a raspa do limão.
2 - Adicionar também os ovos e o iogurte. Mexer muito bem.
3 - Peneirar a farinha com o fermento e a canela e juntar ao preparado inicial.
4 - Cortar as maçãs (sem casca) aos cubos e juntá-las à massa do bolo.
5 - Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com 20 cm de diâmetro e levar a cozer a 180ºC, por cerca de 50 a 60 minutos.
6 - Depois de cozido, retirar e desenformar.
7 - Deixar arrefecer e decorar com açúcar em pó.


(hei-de adicionar uma foto do bolo!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!