Como tenho poupado nas férias, sem ficar por casa


Nem parece que já passaram 3 semanas desde a última vez que vos escrevi! Entretanto entrei de férias e aproveitei para conhecer mais um pouco do nosso país. 

Eu planeio sempre as minhas férias e divido-as em duas partes. Primeiro vou conhecer sítios novos, depois aproveito os restantes dias para descansar e apanhar um pouco de sol.

No início das férias faço sempre uma “desintoxicação electrónica”, nunca vejo televisão, nem utilizo o computador. A excepção vai apenas para a máquina fotográfica, que me acompanha para todo o lado. O objectivo da primeira parte das minhas férias é passear, conhecer sítios novos, descansar um pouco e passar para o próximo poiso. Entretanto já voltei a Lisboa e estou a preparar-me para ir para sul, para uma casa de praia dos meus pais. 

Como sabem, ao longo deste ano, tenho poupado de uma forma mais organizada e decidi, também, planear as férias de forma a gastar menos dinheiro. Antes de ir para férias, carreguei o telemóvel com 20€ com a intenção de não voltar a carregá-lo até Outubro, procurei no site maisgasolina, do qual falei no post “15 Dicas para poupar na gasolina”, o preço mais em conta, próximo de mim, e enchi o depósito do carro [a propósito, a gasolina vai aumentar outra vez para a semana portanto, meninas, se forem de férias, não se esqueçam de atestar o carro até Domingo!]. Para além disso, tenho tido cuidado na forma como conduzo para reduzir ao máximo o gasto de gasolina e isso já permitiu gastar metade do dinheiro em gasolina que tinha gasto nas férias anteriores, apesar de estar muito mais cara!

Como no ano passado descobri que adoro acampar, a primeira parte das férias foram passadas dessa forma. Até agora já parei nos locais assinalados no mapa abaixo:



À excepção de Tomar, Coimbra e Tocha, todos os restantes locais foram uma novidade para mim. Conheci São Martinho do Porto, Abrantes, Belver, Mira, Curia, Ílhavo e Aveiro. 

Uma das coisas que acho que permite poupar algum dinheiro durante as férias é planear tudo aquilo que levamos connosco com alguma antecedência. Eu faço sempre uma lista das coisas que necessito levar uns dias antes para ir adicionando outras coisas à medida que me vou lembrando e depois, durante a viagem, se noto que me esqueci de alguma coisa muito importante, adiciono à lista. Desta forma tenho uma lista mais completa para as férias seguintes. Claro que aquilo que pomos na mala de férias depende do sítio para onde vamos, de quantos dias vamos estar fora, da temperatura, entre outros factores mas, como acabo sempre por dividir as férias em duas partes, tenho uma lista sempre válida para cada parte. 

Quanto à alimentação, na primeira parte das férias, tomo leite com cereais pela manhã, almoço no local que estou a visitar, ao lanche como uma sandes e um iogurte e, à noite, uma salada. Desta vez, como fui para o norte acabei por poupar bastante na alimentação porque os restaurantes e cafés servem refeições mais baratas e bem maiores. Basta uma dose para mim e para o meu namorado que ainda come bastante! Para além disso, sempre que possível, passo pelos supermercados continente e vou gastando o dinheiro que fui acumulando no cartão, ao longo do ano, em pão, queijo, fiambre, batata-frita, bolachas, água, sumo, salada, milho, cogumelos, tomate, atum e fruta para os lanches e jantares.

De qualquer forma, é sempre importante contar com uma situação inesperada e por isso levo sempre um dinheiro a contar com isso. Por exemplo, nestas férias já apanhei chuva e bastante frio. Regra geral, levo uma camisola e um casaco um pouco mais quentes para o final da tarde na praia ou para a noite que, em alguns locais com mais humidade, são frias mas, mesmo assim, não fui preparada para o tempo que apanhei! Não tinha chapéu-de-chuva, nem calçado para chuva ou frio, só tinha um par de calças, uma camisola e um casaquinho de malha. A minha sorte foi ter encontrado, em saldos, roupa que parece ser da próxima estação e não de Verão!

E vocês, já foram de férias?
Conhecem outras formas de poupar sem abdicar de passear e conhecer novos sítios??


Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!