Simplificar para quê...?


Quando, numa tarde, destralhei todo o armário que tenho à frente da minha cama, o meu namorado perguntou-me até quando ia destralhar e o que ia fazer depois disso.
A minha mãe também já estranhou o espaço que agora o meu quarto tem, disse-me que estava a ficar vazio e perguntou-me, assustada, se era esse o meu objectivo.

O meu objectivo inicial era destralhar todo o meu quarto para facilitar as mudanças e evitar levar tralha para a minha primeira casa. Não quero mudar-me e começar com o pé esquerdo. Eu sei que se levar tudo comigo, vai ser muito mais difícil livrar-me das coisas, vou cair no erro de acumular coisas e, por isso, impus-me este objectivo antes de fazer a mudança. 

No início foi um pouco complicado, estava habituada a ter muita coisa à minha volta, a criar ligações com tudo, a guardar coisas porque ou eram memórias, ou poderiam fazer-me falta mais tarde, ou poderia dar jeito a alguém, ou poderia consertar, etc., etc. e habituei-me mal. Mesmo assim, não foi tão difícil quanto eu imaginava. Assim que comecei o projecto que conheci através da Cristina, acabei por ficar um pouco viciada nele!

O meu objectivo não é ficar com o quarto vazio ou deitar tudo fora. O objectivo é ficar apenas com coisas que preencham uma destas características:
  • Útil
  • ou que eu Ame

Todo o espaço livre que entretanto vai surgindo serve para todas as coisas que realmente adoro fazer. E isso não significa, necessariamente, objectos. Quando uma divisão fica mais organizada, poupa-se tempo a limpá-la e a encontrar coisas (porque cada coisa terá o seu lugar fixo). Esse tempo pode ser gasto em actividades que sempre quisemos fazer mas nunca tivemos tempo para tal!


E o desafio de destralhar, no mínimo, três objectos por dia continua! Mostro-vos os objectos que destralhei ontem e hoje:



1 - Caixa de artigos de pintura que tenho desde a primária!!!
2 - Uma carteira manchada com tinta.
3 - Embalagens que pensava usar para guardar coisas mas que continuam vazias. Foram direitinhas para a reciclagem!



4 - Mais duas caixas vazias!
5 - Uma folha de vegetal com o simba guardada há uns 15 anos!
6 - Caixa do meu primeiro compasso. Recebi-o quando tinha uns 9 anos e nunca tinha conseguido deitá-lo fora pelas memórias que possuía...

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!