Gerir o Tempo com a Técnica Pomodoro

Na semana passada experimentei uma nova abordagem para tornar o estudo e a pesquisa e escrita para o blogue mais produtivos. A técnica chama-se Pomodoro (tomate em italiano), conhecia-a através do blogue da Rita, experimentei-a e como gostei imenso dos resultados, venho cá partilhá-la convosco!

A ideia da Técnica Pomodoro é fazer pequenos intervalos ao longo de um dia de trabalho. Muitas vezes, distraímo-nos porque ou um colega faz um comentário que resulta numa grande conversa, ou porque descobrimos imensas coisas interessantes na internet e quando damos por nós já não estamos a fazer apenas a pesquisa que pretendíamos, ou porque o telefone tocou... and so on.

[daqui]

Muitas vezes, pelo final do dia, sentia que não tinha aproveitado bem o tempo e que o dia podia ter sido muito mais produtivo. Sentia que o tempo tinha voado...
Na técnica Pomodoro, por cada 25 minutos de trabalho, faz-se uma pausa de 5 minutos. Durante os 25 minutos de trabalho fazemos apenas isso: trabalhar, sem interrupções, sem nada que nos distraia. Os 5 minutos de pausa servem para descansar e para fazer o que nos apetecer, seja falar com colegas, ir tomar café ou outra coisa qualquer.
Ninguém consegue estar uma manhã inteira ou uma tarde inteira a trabalhar non stop! 

Para controlar os intervalos de tempo de trabalho e de pausa, a Rita aconselhou o Flowkeeper, um software de download gratuito, de utilização simples,  no qual o utilizador define as tarefas do dia e quantos pomodoros necessita para cada uma. Uma das vantagens deste software tem a ver com a possibilidade de se registar possíveis interrupções que surjam durante o intervalo dedicado ao trabalho, sendo mais fácil perceber (e depois evitar) as razões de distracção. O Flowkeeper também permite ao utilizador definir os tempos de trabalho e de intervalo caso os 25+5 minutos não se adequem. Por enquanto, vou continuar com os blocos de 30 minutos porque permitem-me estar sempre concentrada no estudo. Desde que comecei a fazer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos, é raro precisar de voltar atrás e reler para perceber alguma coisa!

Podem encontrar aqui um tutorial muito simples que a Rita fez sobre o funcionamento do software Flowkeeper. Aconselho-o vivamente!


2 comentários:

  1. Já tinha lido na página da Rita. Hoje quando li no teu blog pensei logo: "2ª feira, novamente esta técnica, é um óptimo dia para começar". Estou neste momento a experimentar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a gostar bastante desta técnica porque em 25 minutos de estudo consigo estar sempre concentrada, percebo as coisas à primeira e fico com uma sensação de ter aproveitado bem o tempo :)
      Vou agora fazer os meus dois pomodoros de estudo antes de ir para as aulas!

      Beijinhos

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!