Método SCA - Armazenar

Depois de Simplificar e Categorizar, chegamos à terceira e última etapa do Método SCA, Armazenar:

Simplificar - Separar as coisas que queremos guardar das coisas que têm de ir fora.

Categorizar - Agrupar as coisas por categoria.

Armazenar - Arrumar as coisas de forma organizada.


Esta última etapa, Armazenar, consiste em arrumar todas as coisas, que já se encontram agrupadas por categoria, num local próprio.

Na etapa anterior, para além de todas as coisas já terem sido agrupadas por categoria, também os locais para cada categoria já foram definidos. Mas, ao contrário do que possa parecer, este último passo do Método SCA não consiste apenas em colocar as coisas nos seus locais pré-definidos! 

Existem algumas questões que têm de ser trabalhadas nesta etapa:

Espaço para Armazenar:
Por vezes, a desarrumação deve-se à falta de espaços adequados para arrumar cada coisa. Por exemplo, vários livros empilhados numa cadeira indicam, provavelmente, a falta de prateleiras dedicadas apenas a livros. Mas antes de se comprar mobiliário, é muito importante verificar se o problema real não será a quantidade, por exemplo, de livros.

Armazenar de forma visível:
Quando os objectos são arrumados numa caixa, que ficará dentro de um armário, essa caixa deverá ser transparente, para evitar abrir todas as caixas para descobrir aquilo que se procura!

Etiquetar:
Da mesma forma que se etiquetaram as prateleiras e móveis para construir o inventário na etapa Categorizar, pode-se utilizar um esquema semelhante nas caixas de arrumação mas, desta vez, para indicar o que cada uma contém. 
Por exemplo, conheço pessoas que têm uma imagem de cada par de sapatos colado na caixa onde se encontram para evitar ter de abrir todas as caixas para encontrar um par específico.

Guardar num local “à mão”:
Por último, quando se definem os locais de arrumação para cada categoria de objectos é muito importante que cada categoria fique próxima do local onde os objectos correspondentes são utilizados. 
Por exemplo, junto à mesa de trabalho deverão estar os objectos que são mais utilizados aí como, por exemplo, caneta, lapiseira, borracha, papel, agenda, etc.
Uma forma fácil de determinar quais são os objectos mais importantes, por exemplo, junto à mesa de trabalho é esvaziar as gavetas ou prateleiras que se encontram próximas e a própria mesa de trabalho. Durante uma ou duas semanas, tudo aquilo que for sendo utilizado coloca-se de volta nesses locais de arrumação, tudo o resto pode ser arrumado noutro local.


Espero que tenham gostado desta série de três posts sobre o Método SCA e que este vos ajude nas vossas arrumações!

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!