Método SCA - Simplificar

Hoje vou apenas falar da 1ª etapa do Método SCA, acrónimo de “Simplificar, Categorizar e Armazenar)”:

Simplificar - Separar as coisas que queremos guardar das coisas que têm de ir fora.

Categorizar - Agrupar as coisas por categoria.

Armazenar - Como o próprio nome indica, falta apenas arrumar as coisas de forma organizada.


Para quem quer organizar uma casa, uma divisão ou apenas um armário ou uma gaveta, deve começar pelo 1º passo: Simplificar. No entanto, quando se trata de um local onde parece que rebentou uma guerra, é preciso recorrer a uma remodelação mais profunda, com o Método Vesúvio, que foi por onde eu comecei.

Agora que o mais desarrumado e o menos desarrumado se encontram no mesmo nível, tudo o que se segue é comum aos dois.

O 1º passo do Método SCA, Simplificar, consiste em separar as coisas que queremos guardar das coisas que devem ser eliminadas de nossa casa. Para o menos desarrumado, basta abrir uma gaveta enquanto o mais desarrumado terá de aplicar isto a um dos caixotes que encheu, durante o Método de Vesúvio. 

Eu construí um diagrama muito simples que sumariza o mais importante desta etapa, que se baseia numa questão muito simples: se há um objecto que não é útil nem sequer é muito bonito, ele está apenas a ocupar espaço.


Para poupar tempo e ser mais eficiente, deve-se utilizar duas caixas e um saco: uma caixa para guardar, uma caixa para vender ou oferecer e um saco para o lixo. A caixa de guardar serve para os objectos que estão no local errado. Por exemplo, se estivermos a arrumar uma gaveta, as coisas que pertencem a essa gaveta voltam directamente para lá e, só os objectos, que estão no sítio errado, são colocados nessa caixa. Assim que a gaveta estiver limpa e arrumada, dá-se uma volta à casa com essa caixa para arrumar cada objecto no seu lugar.



Dicas a reter!

  • Todos os objectos que são úteis mas apenas de tempo a tempo, são eliminados. Nestes incluem-se, por exemplo, uma caneta que só escreve de vez em quando ou uma máquina de café que só se usa duas vezes por ano.
  • Quanto à caixa dos objectos para vender ou oferecer, é proibido retirar qualquer objecto da caixa e esta deve ser levada imediatamente para o carro ou local onde se vai fazer a doacção.
  • Em casos pontuais, poderá ser utilizada uma terceira caixa para os objectos alvos de uma grande indecisão. Essa caixa deverá ser fechada, no final, e marcada com uma data posterior, na qual tudo o que se encontre dentro dessa caixa é eliminado. Porém, nesse intervalo de tempo, sempre que um objecto que esteja dentro da caixa faça falta, pode ser retirado da mesma e colocado no devido lugar.

1 comentário:

  1. Agora que vou mudar de casa, este post vai me dar muito jeitinho :D

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!