Os hábitos que ganhei com o Yoshi

A vinda do Yoshi cá para casa alterou muitos dos meus hábitos.

Viver com um cão é uma experiência brutal mas, claro, acarreta algumas responsabilidades. É necessário criar um horário de refeições para ele (um cachorro deve comer 3 a 4 vezes por dia, sempre à mesma hora), um horário de sono, brincar com ele, educá-lo e limpar os xixis e as “cacas” que, por vezes, surgem nos sítios indevidos. É preciso dedicar algum tempo ao nosso melhor amigo!

Uma coisa que achei muito interessante foi precisamente o tempo que dedico, por dia, ao meu cachorro.

Antes de adoptá-lo, queixava-me muito...parecia que nunca havia tempo para nada. Mas, de alguma forma, consegui arranjar tempo para todas as responsabilidades associadas ao Yoshi e para muitos passeios, visitas aos amigos e família (é muito importante o cachorro conhecer o máximo de cães e pessoas nos primeiros tempos para não tornar-se antissocial) e, ainda, para muita brincadeira.

Agora, as manhãs começam sempre às 6H30, seja dia de semana ou fim-de-semana. Claro que nos primeiros dias ressenti a mudança de horário mas agora, mesmo quando o Yoshi acorda meia hora mais tarde, o meu relógio biológico matina sempre à mesma hora. O dia parece muito mais longo e, quando não tenho aulas de manhã, por volta das 9H já me arranjei, já tomei banho, já dei um passeio de 30-50 minutos na rua a passo largo e já arrumei grande parte da casa. Antes, principalmente nos dias mais frios, ficava na ronha e não me levantava muito cedo… Sempre quis fazê-lo e fui conseguindo durante umas semanas mas nunca tinha tido auto-disciplina para conseguir criar esse hábito. Com o Yoshi, as prioridades mudaram e consegui, finalmente, criar este novo hábito num instante!

A limpeza e organização da casa também se ressentiram um pouco nas primeiras semanas. Não consegui logo conciliar o estudo, com a casa e com o Yoshi e, destes três, claro que foi a casa que pus em último lugar. Percebi que tinha de criar uma estratégia para manter a casa limpa e para continuar a arrumar as coisas que ainda estão nos caixotes das mudanças, procurei inspiração pela net e acabei por encontrar o que é agora a minha solução: tenho uma tabela de tarefas que delego para mim e para o meu namorado e tenho ainda uma tabela com um desafio diário
 
Exercício... outro tópico que daria muito que falar. Muitas vezes a desculpa que arranjo é também a falta de tempo ou o cansaço mas agora, dou, pelo menos, um passeio de 30 minutos na rua por dia, a passo bem rápido! O que falta mesmo é ter auto-disciplina, ir criando os hábitos que sei que preciso por mim e não por outra razão. Sempre foi fácil sair da cama se tinha aulas, se tinha qualquer coisa combinada com alguém. Por mim, raramente o fiz.  

Por que razão será tão fácil criar hábitos pelos outros mas por mim própria não...?

2 comentários:

  1. Pois eu fico indesposta sempre que me levanto cedo, assim como deitar cedo não é para mim.
    Agora estou reformada, tomo alguma medicação para a diabetes para a anemia para a depressão e tenho necessidade de dormir mais.
    Mas sempre detestei levantar cedo. Acho que sou notivuca !

    ResponderEliminar
  2. Pois eu fico indesposta sempre que me levanto cedo, assim como deitar cedo não é para mim.
    Agora estou reformada, tomo alguma medicação para a diabetes para a anemia para a depressão e tenho necessidade de dormir mais.
    Mas sempre detestei levantar cedo. Acho que sou notivuca !

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!