6 de abril de 2014

Tabela da Ementa Semanal

Por esta altura já deves pensar que sou doida por listas e tabelas!
O vício começou quando fiz a minha primeira tabela das tarefas diárias. Foi apenas mais uma tentativa de encontrar uma forma de organização cá para casa e, como resultou, experimentei aplicar este conceito a outras coisas…

Passaram muitos anos desde que vi a primeira sugestão sobre criar uma ementa semanal para facilitar as compras do supermercado e o próprio trabalho na cozinha associado à refeição. A verdade é que nunca me atraiu muito e nunca pensei realmente por esta ideia em prática. Nunca me preocupei muito com as refeições. Apesar de gostar muito de cozinhar, principalmente para os outros, quando vivia em casa dos meus pais, era a minha mãe ou a empregada doméstica que tratavam disso e, nas férias de Verão, quando estava fora de casa, preparava saladas ou outras coisas muito práticas.

Mas, agora, com a casa para tratar, o cão, os estudos e a tentativa de recuperar algum tempo para mim, fazer refeições duas vezes por dia tornou-se numa tarefa chata. Chegava a hora da refeição e nunca sabia o que fazer. Lembrava-me logo da minha mãe quando nos pedia sugestões para a refeição seguinte e eu não percebia a razão para tanta preocupação se ainda há pouco tempo estávamos a comer!

A verdade é que, quando se chega tarde a casa, ir para a cozinha tratar de (mais) uma refeição é um suplício. Quanto mais imaginar o que fazer com o que se tem (ou não tem!) no frigorífico (porque já é tarde para descongelar…). Foi por isso que decidi dar uma hipótese a elaboração de uma ementa semanal.

Entretanto já faz um mês desde que criei a primeira tabela da ementa semanal cá para casa. Tem sido uma verdadeira ajuda e é muito fácil de fazer. A tabela que eu criei tem este aspecto:



 Com a ementa semanal:

  • Faço as compras de supermercado para a semana com todos os ingredientes que vou precisar.
  • Não perco tempo em idas de emergência ao supermercado por faltar qualquer coisa para a refeição que estou a preparar.
  • Deixei de me preocupar com a refeição que vou preparar a seguir.
  • Nunca me esqueço de descongelar peixe ou carne porque, assim que tomo o pequeno-almoço, vejo quais são as refeições do dia e retiro logo tudo o que preciso do congelador.


Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...