As Minhas 6 Atividades Preferidas para Relaxar


[Unsplash]

  • Yoga/Meditar/Mindfulness - Comecei a praticar há cerca de 10 anos e foi a ferramenta principal para atenuar os ataques de pânico. Praticava yoga 2 vezes por semana no ginásio e dedicava algum tempo diário para meditar em casa. Basta parar uns 10 minutos, fechar os olhos, concentrar-me no agora - mindfulness - e respirar profundamente para sentir-me menos ansiosa. Atualmente, tenho seguido os vídeos de yoga da Erin Motz.

  • Caminhar a Passo Rápido/Correr - Desde que adoptei o Yoshi comecei a caminhar alguns quilómetros diariamente. Entretanto, há cerca de 2 meses, adoptei uma cadela que encontrei na rua, a Akira, e, como é mais pequenita e leve, torna-se mais fácil de controlar enquanto (finjo que) corro. Quando chego a casa e descanso da (pseudo) corrida, as endorfinas asseguram uma longa sensação de bem-estar.

    [Akira e Yoshi]

    • Desenhar/Pintar - Adoro desenhar e pintar e, durante algum tempo, até frequentei um curso de pintura. De tempos a tempos faço uma pausa mas, há poucos dias atrás, encontrei um livro de mandalas para pintar e voltei a dedicar-me à pintura. Enquanto pinto, tento focar-me apenas no desenho, na cor que escolhi e na ponta da caneta. Sendo uma pessoa ansiosa, este é um exercício desafiante mas, aos poucos, tenho conseguido aumentar o tempo em que me mantenho concentrada na pintura.

    [Pintado com canetas molin que foram oferecidas, pela minha mãe, há mais de 20 anos! Nostalgia...]

    • Ouvir Música Calma - A adopção da Akira veio destabilizar a vida cá em casa. A Akira e o Yoshi só têm olhos (e ouvidos) um para o outro e a brincadeira durava 24 horas por dia… Li alguns artigos sobre como relaxar cães (falta de exercício não era!) e experimentei colocar música de meditação para eles ouvirem. Tiro e queda. Para além de eu própria me sentir mais relaxada, não sei se por associar a música à pratica de yoga e meditação, se apenas pelo ritmo calmo, os cães em pouco tempo estão a dormir! Quando os deixo em casa, ficam a ouvir esta música...



    • Olhar e Sentir o Mar - Com os cães, poucas são as praias que posso frequentar entre as 9H e as 19H. Fora deste horário, as praias costumam ter pouca gente, os cães podem correr e fazer buracos à vontade, enquanto eu sento-me à beira-mar, sinto a areia e a água nos pés, relaxo, olho para o mar e oiço o barulho das ondas.
    •  
    • Ler e Beber Chá - Quando leio, consigo abstrair-me das questões que me deixam ansiosa no dia-a-dia. Se o livro for realmente bom, fico completamente embrenhada na leitura e esqueço tudo o resto. No inverno, gosto de acompanhar a leitura com uma chávena de chá de ervas bem quente e reconfortante.


    E tu, que atividades preferes fazer para relaxar?

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!