Casamento: Prendas e Etiqueta

Terminando a série de posts relativo ao tema Casamento, quero falar de algumas dúvidas de etiqueta mais comuns e, também, sobre as prendas a oferecer aos noivos. Comecemos por estas, que eu adoro oferecer prendas!



As Prendas

Os noivos, que ainda não vivem juntos, costumam colocar uma lista de artigos para a casa em uma ou mais lojas pelo que, neste caso, o convidado vai a uma das lojas em questão e poderá procurar por um ou mais artigos dentro do orçamento pré-definido, o qual deverá ter em conta a sua proximidade aos noivos.

Neste último casamento a que fui, os noivos já viviam juntos e optaram por não colocar qualquer lista. Neste caso, uma prenda sempre muito apreciada é dinheiro. Desta forma, evita-se oferecer artigos que os noivos já possuem ou que simplesmente não gostam. O dinheiro é uma prenda muito prática já que os noivos terão, assim, possibilidade de o gastar onde realmente precisam/desejam, inclusivamente na lua-de-mel.

O dinheiro deverá ser colocado dentro do postal ou junto do cartão de felicitações, com algumas palavras pessoais, em envelope fechado. Mais uma vez, a quantia deverá ter em conta a proximidade dos noivos mas também o número de familiares convidado mesmo que nem todos possam comparecer, cobrindo sempre a despesa que os noivos tiveram relativamente à refeição.



7 Regras de Etiqueta

Ficam aqui alguns pormenores de etiqueta que suscitaram dúvidas entre os convidados e que considero serem mais relevantes:
  1. Nunca telefonar aos noivos, no próprio dia, a pedir direcções para o local da cerimónia.
  2. Chegar com 20 a 30 minutos de antecedência para que tudo esteja organizado antes da noiva chegar.
  3. Na cerimónia, os convidados da noiva sentam-se do lado esquerdo; os do noivo, do lado direito. Deixar sempre os primeiros lugares para os familiares mais próximos.
  4. Desligar o telemóvel durante a cerimónia.
  5. No copo d’água, os noivos iniciam a refeição e só depois avançam os convidados.
  6. A primeira dança pertence aos noivos, seguida da noiva com o seu pai e do noivo com a sua mãe e, só depois, os convidados dirigem-se à pista de dança.
  7. Após o casamento, os convidados só deverão contactar os noivos quando estes regressarem da lua-de-mel. Afinal os pombinhos querem ter um tempinho só para si.

Mas, acima de tudo, sejam simpáticos e divirtam-se! A noiva escolheu partilhar este dia tão especial convosco e ficará muito feliz se todos, à sua volta, estiverem felizes também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!