Sê Feliz - Desliga a Televisão

Há uns anos atrás tinha o hábito de ligar a televisão enquanto tomava o pequeno-almoço, via as notícias logo de manhã e sentia-me bem informada. Aos poucos comecei a sentir-me deprimida mas claro que não relacionei isso com a televisão.
Numa conversa no laboratório da faculdade, calhou o professor contar que tinha deixado de ver as notícias na televisão, preferia lê-las. Ver as notícias deixavam-no deprimido... E eu comecei por aí, deixei de ver as notícias e passei a lê-las nos jornais gratuitos que distribuem pela manhã. Depois terminou a telenovela que eu seguia (Babilónia) e não encontrei nenhuma que gostasse... Aos poucos deixei de ver televisão...

Tenho um livro cá em casa que se chama "Os 100 Segredos das Pessoas Felizes - o que os cientistas descobriram e o aconselham a fazer". O 7º segredo é Desligar a Televisão. Pedem ao leitor uma reflexão enquanto vê um programa na televisão, qualquer coisa como: Se este programa não existisse, pediria para que fosse criado?

@Watching the Wasteland
Não é que não veja nada na televisão mas agora prefiro gravar o que me interessa - filmes, séries e documentários. As vantagens são várias:
  1. Há vida além da televisão! Não há ir para a cama tarde porque o programa acaba às tantas ou ficar uma tarde de fim-de-semana em casa porque quero ver um filme que vai passar. A televisão não dita o meu dia-a-dia.
  2. Vejo apenas o que me apetece e quando quero. Às vezes, apetece-me ver uma série, mas não quero ver um só episódio e esperar pela semana seguinte para ver o próximo... Posso ver dois ou três de seguida. Outras vezes não estou com disposição para ver filmes, ficam para depois, vão estar disponíveis na mesma.
  3. Não perco tempo com os intervalos. Já repararam bem na duração dos intervalos, especialmente quando passa um filme?? Chegam a ser 15-20 minutos... Toca a passar à frente e poupa-se também na publicidade.
  4. E também não perco aquilo que quero ver. Seja porque preciso de interromper a visualização ou porque me esqueci de gravar (o meu pacote permite recuar 7 dias, além de que as séries são gravadas automaticamente pelo que nunca perco um episódio).
  5. Vejo menos televisão. Com tudo gravado, já não ligo a televisão só porque sim. Apesar de seguir algumas séries, a verdade é que nunca gastei tão pouco tempo com a televisão. O tal livro diz que ver televisão a mais pode triplicar o consumo de bens materiais e reduzir a satisfação pessoal em 5% por cada hora passada à frente do ecrã!

Ligo a televisão às sete da manhã. Vejo as notícias. As capas dos jornais. Desligo a televisão e oiço música todo o dia (...) A minha capacidade de suportar a realidade, aquela que me chega através das imagens de comentários seguidos de mais comentários, atingiu o limite.
O que é agora deixa de ser logo à tarde e amanhã já é outra coisa.
(...) vivemos num momento em que é quase impossível ter silêncio, ter espaço sequer para digerir aquilo que nos chega.

Luísa Castel-Branco em Nos Teus Olhos Vejo o Mundo
 
E tu, quantas horas de televisão vês por dia?

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!